Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Férias chegando!


As férias escolares estão chegando e não há quem não esteja ansioso para colocar o "pezinho" nela e vivê-la com toda força e intensidade.

Nesses últimos dias, já não se produz muito nas escolas, mesmo que se queira e mesmo que seja um período de muita movimentação como provas, recuperações, formaturas e tudo mais típico desse período do ano. Agora, ninguém pensa em outra coisa mais importante do que elas, que já estão aí, batendo à porta sorridente e convidativa. Na cabeça de cada um é como se, ao abrirem o portal das férias, do outro lado houvesse um mundo mágico, incrivelmente colorido, cheio de ação e aventura para ser vivido com tudo!

Férias tem cara só de coisas boas, não é?! Ninguém a imagina como algo ruim ou indesejado. Afinal, depois de um ano de muito estudo, trabalhos, provas, exercícios, cobranças e mais cobranças... e de terem aprendido um turbilhão de novidades, resta desfrutar do merecido descanso - das aulas, é claro! - e muita, muita diversão. E olha que esse descanso cansa muito, porque vem acompanhado de uma movimentação frenética, como jogos, passeios, cinemas, brincadeiras de todas as espécies e tantas outras atividades que a turma inventa. Como é bom isso, gente!

Existe tanto para se fazer nas férias que o tempo acaba ficando pequeno demais e passa voando, literalmente. É passeio na casa dos avós, dos tios, dos primos. É juntar a galera para ir à praça, conversar, tomar sorvete, ficar até mais tarde na rua. É... nas férias pode. Quem precisa acordar cego no dia seguinte? E como é boa aquela sensação que acontece, quando, ao cair da tarde, depois de um dia cheio, entrar debaixo de um chuveiro, tomar um banho fresquinho, colocar uma roupa maneira, saborear aquele lanche especial preparado pela mãe, sair para se encontrar com os amigos e combinar mil e uma aventuras para o outro dia?!

Férias, gente, coincide maravilhosamente com o verão! Então, os programas nas cachoeiras da cidade são obrigatórios. Levantar cedo, pegar todos os apetrechos necessários para passar um dia na cachoeira com os amigos, ir juntos na maior euforia...tem coisa melhor? E para os mais ousados ainda dá para improvisar um churrasquinho e curtir um dia todo mergulhando nas águas frescas, que descem cantarolando sobre as pedras, saboreando aquela carne especial, às vezes até meio queimada... mas em tempos assim, quem se importa? Tudo fica bom demais! Ninguém reclama em hipótese alguma!

Chato mesmo é quando se faz um programa que promete, e o dia amanhece caindo chuva! Pode ter empecilho maior que chuva para um programa na cachoeira do Engenho, do Olaria, do Paraíso, da Mariquinhas e outras tantas que têm por aqui? A meninada fica brava. Mas... tem problema não! Logo, logo dão um jeito de não perder o dia, e em instantes já providenciam outra forma de diversão compatível com o tempo. O que não pode, de forma alguma, é deixar de aproveitar cada segundo desse tempo maravilhoso!

Fico pensando no porquê das férias serem tão boas! Não há quem não goste, não é? Acho que uma das razões é por que elas passam rápido, duram pouco. Se fosse o contrário, adoraríamos a chegada das aulas, que só teriam pequenos dois meses no ano. E já que não há como negar o quanto elas são desejadas, boas e curtas, o melhor a fazer é aproveitar intensamente, com a cabeça no lugar, esse tempo, verdadeiro presente.

Férias...enquanto somos crianças, é mais feita de lazer; depois, com a idade, passa a ser mais de descanso. Por isso, deixemos nossas crianças serem crianças enquanto podem, e deixemos também fazerem tudo que é próprio dessa idade encantadora. Proporcionemos bons momentos a elas, pois pequeninos bem resolvidos e que não têm etapas queimadas em suas vidas, provavelmente serão adultos mais tranquilos, seguros e felizes.

Férias, que venham com o sorriso e a algazarra das crianças, com suas brincadeiras inocentes e puras, com sua alegria a inundar casas, ruas, quadras e praças!

Que tragam o vigor dos adolescentes em plena etapa de descobertas; que descubram a beleza que há à sua volta e as formas saudáveis de lazer; formas que constroem e não deixam marcas de arrependimento ou peso de consciência!

Férias, que venham trazendo o dinamismo e a energia dos jovens que já têm uma carga começando a pesar em seus ombros; que se descontraiam para repor as tensões e os pesos das cobranças próprias da juventude!

Que venham as férias para nós, adultos, que mergulhados nos afazeres diários, muitas das vezes nos esquecemos de que temos direito ao lazer também!

Férias... desejo de todos, pena que muitos não consigam fazer o melhor uso dela.

Feliz e bem aproveitadas férias a todos!

2 comentários:

  1. Férias para revigorar as energias... quem não gosta?????
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu que o diga, afinal já estou nelas há quase dois meses! Se as normais já são boas, que dirá então das excepcionais?

    ResponderExcluir