Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A um filho, com muito amor

                                      
    Filhos, nós, pais, escolhemos ter e o fazemos por amor.

Você, filho, foi pensado, querido, e cada momento vivido à sua espera foi com muita alegria. Seu nascimento nos fez mais completos, e nem se tentasse conseguiria imaginar o quanto nos trouxe felicidade e vida nova!
Tudo mudou com sua chegada. Deixamos muito de viver um para o outro e passamos a viver por e com você. Quantas e quantas noites sem dormir preocupados com sua saúde e bem estar! Quantas horas passadas apavorados porque tinha febre, estava resfriado, não sabíamos se sentia frio ou calor! Quantas correrias para não deixá-lo molhado, quantas papinhas que insistia em não comer, quantos cuidados, alguns até exagerados - coisas de mãe de primeira viagem!
Quanta agonia ao voltar para o trabalho depois do término da licença maternidade! A angústia por tê-lo que deixar pela primeira vez foi enorme. Chorei feito boba, como se estivesse me despedindo e como se fosse passar um longo tempo sem vê-lo. E... surpresa: ao chegar em casa, num daqueles dias em que já não havia sido nada fácil, você estava com um hematoma grande na cabeça. Era seu primeiro tombo! Meu Deus, desesperei-me! Não sabia o que fazer e me sentia culpada.
Filho, você não tem noção dos tantos sustos que nos deu na sua infância!!!
E o tempo foi passando e outras histórias se sucedendo, como o nascimento do primeiro dentinho, primeiros passos, primeiras palavras, sorrisos, gargalhadas, artes uma atrás da outra, inclusive a de tirar todas as panelas do armário da cozinha e entrar dentro dele para brincar. Tudo isso nos proporcionava uma felicidade difícil de ser descrita!
Seu primeiro dia de aula foi um misto de alegria e insegurança. Meu coração de mãe bateu forte e acelerado ao vê-lo indo para um lugar estranho conviver com pessoas desconhecidas. Fiquei tensa naquele primeiro dia e contando as horas para que chegasse e me contasse as novidades. E quão grande foi meu susto ao vê-lo depois da aula com o rosto, braços e pernas ralados, consequência de um tombo... justo no primeiro dia de escola! Acho que minha dor na alma foi até maior que a sua dor física!
Acompanhamos cada passo seu na escola e cada sentimento seu era também o nosso. Cada sucesso era uma festa, cada decepção, uma pontinha de dor na nossa alma. Quanto orgulho de você, filho, que passava por tudo isso com uma dignidade!
Quando ainda adolescente chegou o momento de sair de sua cidade para dar continuidade aos estudos. Admiramos sua superação, afinal, estava indo sozinho, cheio de coragem, enfrentar o novo, o diferente e o fez com seu jeito calmo, tranquilo. Enfrentou com bravura, digno de inveja boa!
Você, filho, só nos trouxe alegrias! Com seu jeito e do seu jeito foi vencendo as barreiras. Passou no primeiro vestibular numa universidade federal!!! Isso é para poucos, muito poucos ainda... e estava lá, entre esses poucos! Vibrei tanto que pulava na rua feito criança e queria contar para todo mundo que meu filho querido era, agora, um universitário.
Fizemos o que podíamos para deixá-lo confortável nesta nova etapa. Passou por períodos de adaptação e em cada um deles estávamos com você. Opinávamos, aconselhávamos e respeitávamos sua decisão, mesmo quando não a compreendíamos ou não compactuávamos com ela. Queríamos o seu bem, e se ele não fosse o que achávamos, aceitávamos, mas... não antes de mostrar-lhe o que acreditávamos ser o melhor.
Tomou algumas decisões. Acertou e errou. Vitórias e fracassos vieram. Afinal, nem só de vitórias vive o homem, não é?! Era nosso filho dando mostras de sua grande capacidade de encarar o lado bom e o ruim da vida.
Tudo que podemos fizemos e continuamos fazendo por você. Tem coisas que seu pai e eu nunca tivemos na sua idade, sabia?! Uma, em especial, foi o sonho de minha juventude! Nunca o realizei  por falta de condições financeiras e talvez de ousadia. E para você, não medimos esforços na sua realização. Os sacrifícios feitos não importavam, importava sim que tivesse melhores condições para dar continuidade aos seus planos.
Filho, houve, sim, discussões em cada tomada de decisão sua, pois na vida é preciso questionar, saber os porquês e pesar prós e contras. É necessário refletir sobre a melhor saída! E tudo foi sempre para o seu bem. Nunca veja nas nossas palavras e ações, sinais de implicância, desprezo, falta de amor, descaso... jamais! Foi por amor e vai continuar assim. Mesmo quando erramos ou errarmos, tenha a certeza de que não foi nem será de propósito tampouco desejando seu mal.
Saiba que quando se encontra em situação de dor, sofremos juntos. Aliás, sofremos tanto que chega a ser nossa a sua dor! E queríamos, filho, lhe dizer que o sofrimento faz parte da vida, das nossas buscas por felicidade e amor. A luta também existe para que lancemos mão dela a fim de vencer a dor. Faz parte da vida lutar para não deixar o barco afundar, como todo bom capitão. Faz parte erguer a cabeça e prosseguir, sabendo que o rio continua seu percurso, independente da nossa vontade ou do nosso estado de espírito.
Tenha consigo este pensamento: caso, um dia pare, por qualquer razão, só perde você!
Valorize-se, cuide-se! O novo te espera e, certamente, traz um milhão de coisas boas e fantásticas  para que possa delas desfrutar. Tenha sempre Deus em seu coração, aconchegue-se no colo de Nossa Senhora, pratique sua religião e tenha muita fé. Mantenha os amigos e conquiste outros, pois é sempre bom tê-los por perto.
Abra-se para as oportunidades, mas não espere que cheguem até você; vá até elas, busque-as e mergulhe fundo nas que te trouxer alegrias e contribuir para o seu bem e o dos outros!
Dedique-se aos estudos para ser um profissional realizado e competente. Lembre-se: só ter um diploma na mão não quer dizer nada! É preciso mais... muito mais! E você, filho, pode esse MAIS! É uma pessoa especial e com muitas qualidades. Vá melhorando-as e adquirindo novas. Defeitos, claro que os tem, é gente como a gente! No entanto... é bom ir moldando-os ao longo da jornada, de forma que não sejam espinhos a apagar seu perfume e beleza.
Conte sempre conosco para o que der e vier.
Estamos e estaremos juntos!
Amamos você com todo amor do mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário