Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sonhos, a magia da vida

Os sonhos fazem parte da vida e não dá para imaginá-la sem eles.

Dizem que quem não sonha está morto. Concordo. Já imaginou acordar todas as manhãs e não pensar em nada para aquele dia? Não planejar nem ficar com a cabeça fervilhando do que vai fazer amanhã, depois e depois? É... não dá mesmo pra imaginar-nos excluídos do ato de sonhar. E em cada fase da vida, os sonhos ganham cara, forma e cores diferentes.
Na infância, as crianças sonham com as bonecas e os carrinhos, prováveis presentes de Natal. Bom... esses eram os sonhos delas há uns anos atrás. As de hoje sonham com os celuares de última geração, os computadores e os games da hora!
Na adolescência, as meninas sonham com a roupa da moda, os acessóriaos que irão deixá-las mais bonitas, com os cabelos que precisam de uma cor diferente para se tornarem mais atraentes e belas. Já começam a sonhar com o primeiro beijo, o namoro, as baladas. Nessa fase os estudos, para a maioria, deixam de ter a devida importância e mil e uma coisas povoam a imaginação delas.
Os meninos sonham com um visual mais arrojado, cabelo  espetado, tipo "moicano", na moda e em "azarar" as gatinhas. É... eles já começam a sentir que podem ser notados. Andam em grupos para ganharem força. Também não se preocupam muito com os estudos, embora essa regra não atinja a todos. Sonham em fascinar e encantar o sexo oposto e em afirmar-se como o sexo dominante.
Na juventude os sonhos tomam novas proporções. Muitos, que antes só queriam farra, agora já sonham com o primeiro emprego, com sua independência financeira, com a faculdade e o que ela lhe proporcionará mais tarde. Alguns sonham alto e conseguem traçar metas e seguir os passos para alcançá-lo. Outros já não são capazes disso e vão construindo seus sonhos na areia e aos poucos vao assistindo a ruína de cada um deles.
Quando adultos já sonham com a formação da família ou o seguimento de outra vocação. Os que optam pela constituição da família, começam a procurar o par ideal. Almejam a casa própria, o carro na garagem, as viagens, o lazer, o trabalho que lhe dê satisfação e segurança financeira.  E esse sonho, que antes era apenas dos homens, já é das mulheres que alcançaram a independência que as coloca em pé de igualdade com eles.
Com a chegada dos filhos, os sonhos passam a ser mais para eles do que para si próprios. Alguns ou muitos sonham para os filhos o que não conseguiram ainda realizar. E quando seus sonhos se realizam neles, consideram-se quase satisfeitos, mas... se não... abrem os olhos e voltam a sonhar seus próprios sonhos. É, porque se não for assim, a frustração os consumirá até a velhice e aí já não terão mais força e apenas sobrarão lembranças, recordações.
Ainda existem aqueles que sonham em continuar curtindo a vida sozinhos e não querem assumir nenhuma responsabilidade ou compromisso mais sério com família, filhos, netos.
Mais tarde vêm os sonhos da aposentadoria. Uns querem parar e aproveitar a vida, usufruindo do que alcançaram ao longo da jornada de trabalho. Alguns pensam em fazer outra atividade para preencher o tempo que ficou enorme! Outros não fazem nada, simplesmente param e passam para as lamentações pelo que deixaram de fazer ou a contar velhas e repetidas histórias.
E assim, de sonho em sonho a história do ser humano vai acontecendo em cada esquina.
Em qualquer etapa da vida é bom manter acesa a chama dos sonhos. Eles nos impulsionam, nos movem, nos dão vida e prazer em viver. Há os que resolvem sentar na calçada para ver a vida passar e os outros com ela. Esses serão grandes perdedores, pois deixarão de ganhar muitas alegrias e saborear tantos prazeres que só a concretização dos sonhos proporciona.
O mais interessante de tudo isso é que os sonhos são intermináveis: realiza-se um, logo em seguida vem outro e outro e outro. Isso é a grande magia, a grande arte, a peça que faz tudo se mover e a luz do sol que ilumina cada gota de orvalho no novo amanhecer.
O sonho é para a vida assim como a água é para o planeta Terra. Sem ela, nele não há vida. Sem sonho... também não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário