Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Avós foram feitos para paparicar


      Ontem, ouvi essa frase num contexto diferente do que estou acostumada a ouvir. Dizem que os avós estragam os netos, pois desfazem tudo o que os pais fazem, ao paparicá-los. Concordava, pois via isso na relação de meus pais com meus filhos, com os outros netos e também pela minha experiência com meus avós. Mas... isso até essa frase "Avós foram feitos para paparicar" ficar repetindo em minha cabeça, convidando-me a uma nova reflexão.
     Depois de deitar, dormir e acordar com ela lá, remexendo meus neurônios, passei a pensar assim:
       Pais têm que dizer muitos "nãos", pois estão na posição de ensinar e mostrar quem nem tudo que há por aí, pode; já os avós podem dizer "sim", porque só têm os netos de vez em quando com eles e, nesses mágicos momentos, tudo vira festa! E os netos podem  comer todos os bolinhos que quiserem, ficar até tarde assistindo tv, tomar banho na hora que bem entenderem, brincar com qualquer brinquedo e esparramar tudo pela casa; enfim, podem acordar tarde e muitas outras coisas que os pais não costumam deixar.
      Avós são uns doces! Afinal, não têm os compromissos nem as responsabilidades dos pais; já os tiveram há muito tempo. Agora é o tempo deles de se dedicarem integralmente e felizes aos netos. Sem muitas restrições. Eles levam vantagem nessa hora, pois se dão ao luxo e ao prazer de permitir que os netos brinquem na areia, no barro, corram na chuva, andem descalço e se sujem. Sem problemas! Os pais não, pois têm a responsabilidade em manter a roupa dos filhos limpa, os cuidados com os riscos de um resfriado ou de alguma infecção no contato com esses elementos...ainda tem a casa que precisa ficar e manter-se limpa! Que problemão!
     Pais se tornam chatos (sem querer, é claro!):  têm que mandar os filhos estudarem, perguntam se já fizeram o dever de casa, se revisaram a matéria  da prova, se têm trabalho na escola, se a nota está melhorando e por aí vai. Os avós não perguntam nada disso e acham até bonito quando os netos fazem alguma "arte" na escola. Os pais, coitados, estão lá, descabelando-se pelo mal feito e ainda tendo que responder por isso!
     Os pais... ah, os pais não se cansam de, o tempo todo, recitar a mesma ladainha: já escovaram os dentes, pentearam os cabelos, tomaram banho, cortaram as unhas, arrumaram a cama, lavaram o copo, guardaram os brinquedos, fecharam a porta da geladeira???
      Avós... ah, avós não! Não querem nem um pouco saber de nada disso, apenas desejam curtir os netos, dar-lhes mimos, uns trocadinhos para um lanche especial com os amigos ou aquele brinquedo que os pais não querem ou não podem dar. Avós deixam os netos chuparem balas o tempo todo, gente! Os pais morrem com isso!!! E a conta do dentista, quem paga?
     Avós são bonzinhos demais. Eles não ficam mandando seus netinhos lavarem as mãos a toda hora, não querem saber com quem andam, se estão chegando tarde em casa, se estão de namorico com alguém, se ... se... se...
     Avós são meigos, melosos e teimam em fazer o que os pais insistem em não deixar de jeito nenhum. A maioria das coisas que para os pais não são boas, para os avós... ah, eles não ligam, querem é ver os netos alegres, correndo pela casa na maior algazarra e lambuzando-se com doces e mais doces que fazem e dispõem à mesa para delírio de todos. 
    Os avós, esses fofos, aproveitam para fazer tudo o que, quando foram pais, não puderam fazer pelos filhos pelas mesmas razões que hoje, seus filhos, como pais, não podem fazer. E a maioria dos pais, quando forem avós, acreditem, paparicarão seus netos da mesma forma!
     Assim, não dá para continuar achando que pais educam e avós deseducam. Na roda da vida e na arte de educar, pais e avós estão certos. Cada um exercendo a sua função e equilibrando as relações. Sem os deliciosos mimos dos avós não seria tão encantadora a relação com eles nem tão boas as recordações mais tarde! E sem as repreensões dos pais a liberdade seria extrema e ultrapassaria os limites do bom senso, virando tudo uma grande anarquia.
     Então, vamos lá... 
    Pais, continuem na "sua" e dizendo quantos "nãos" forem necessários para que seus filhos se tornem do bem!
    Avós, papariquem muito seus netos, pois faz um bem que ninguém mais pode proporcionar a eles, a não ser vocês!

2 comentários:

  1. hahahahhahahhahahahhahahhahahahhahahhaha adorei! Quase infarto com os mimos das avós das minhas meninas, mas é a mais pura verdade. AVós mimam! E o fazem por um motivo muito simples: não cabe a eles a responsabilidade de educar, é o amor puro sem ter que ensinar nada!!!! A nós pais cabem os nãos e aos avós os sins.... é a recompensa por já ter passado pela criação dos filhos.
    xx Paty

    ResponderExcluir