Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

terça-feira, 6 de maio de 2014

Dona Veia, a matriarca de uma grande família

HOMENAGEM A DONA VEIA



 por Giovani Joaquim Silva
Hoje é um dia dos mais especiais para nós da família Fraiz Silva. Sabemos que dias especiais existem muitos, mas alguns são mais e esse é um deles, porque é uma só vez que se celebra 85 anos de vida! E é dela, da minha mãe, da nossa mãe, da avó e tia de muitos, da sogra especial, e da bisavó muito fofa, que vê nesses mais novos membros da sua GRANDE FAMÍLIA,  seus herdeiros, continuadores da vida que ela e nosso amado e saudoso pai começaram.
Esse dia especial é seu, D. Hortência, D. Veia, mãezona e amiga de todos!
Tudo foi há muito tempo e começou com amor pela união de um casal que mal podia imaginar que eles seriam os protagonistas de uma história linda e chefes de uma família numerosa, que continua a se multiplicar até hoje e continuará, com as bênçãos de Deus! 
Tudo começou com Seu Quinzinho e D. Veia, nossos amados, queridos e para sempre enraizados em cada um de nós, não só pelos laços de sangue, mas, principalmente, pelos de amor eterno. Do amor dos dois surgiu A GRANDE FAMÍLIA! Família que tem de tudo!!!
Tem de tudo mesmo, Dona Veia! Veja, querida mãe, o que a Senhora e o papai ajudaram Deus a colocar no mundo:
Filhos: D O Z E!!! 
Doze como as tribos de Israel, como os Apóstolos de Jesus! Como os filhos surgidos da união de sangue espanhol com português. Filhos que lhe são eternamente gratos por tudo que da Senhora e do papai receberam.
Sabemos que não foi nada fácil, mamãe, criar tantos e numa época em que tudo era difícil! Imagina quantas mágicas tiveram que fazer para vestir e alimentar tantos! Mas sabemos que não precisaram da mesma mágica para educar-nos. É, porque, para isso não se precisa de dinheiro, precisa-se somente de amor... e isso nunca faltou. A senhora e o papai souberam nos dar tudo na medida certa. Souberam nos corrigir na medida certa. Souberam nos dar umas palmadas quando precisamos delas e olha que elas não nos deixaram marcas! Ou melhor... deixaram sim! Deixaram marcas da honestidade, do respeito pelo outro, da verdade, da união, do carinho e do amor entre nós e para com o próximo.
Acho que, mesmo com todo exemplo que da senhora e do papai recebemos, não conseguiríamos ser tão guerreiros e fortes como foram e como a Senhora continua sendo, mesmo depois de ficar sem o seu companheiro e amado. Não daríamos conta, mamãe, mesmo tendo hoje tudo o que não tiveram de bens materiais naquela época. Mesmo tendo todo o exemplo de amor de vocês, não somos tão fortes, não somos tão corajosos, tão desbravadores, tão certos da vitória em território, aparentemente, tão adverso!
Mas, mesmo não sendo como vocês, como a senhora, saiba que somos filhos de guerreiros e filhos de guerreiros só podem ser guerreiros também! Veja aí os guerreiros que puseram e educaram para o mundo:
Celeste - Mulher da frente de batalha, a pioneira da família, a que nunca caiu mesmo quando parecia estar muito fraca. A mulher que tem um amor tão grande em seu coração que se pudesse dar tudo o que tem para sua família...daria com alegria, tamanho é seu despojamento e desapego aos bens materiais.
Rogério - Homem gago, como Moisés, mas com uma sabedoria incrível e uma vontade de ajudar os outros que é de comover. Só não comove quem não olha para dentro dele. Se tiver que ir pro Japão te levar e num navio, que ele morre de medo, ele te leva, sufocando seu medo, mas leva pra te ajudar.
Valdete - Eta mulher porreta, sô! Nunca vi mulher forte e corajosa desse jeito! Seu suor é sinal de seu trabalho e esforço para manter todos juntos e felizes. E batalha, enfrenta dificuldades e supera todas com um sorriso nos lábios! Meu Deus, quantas vezes essa mulher carregou fardos e nunca os colocou no chão!
Gilson - Homem que é como galho de marmelo, enfrenta tudo e todos com uma coragem de dar inveja boa! E que ninguém derruba, mesmo que o morguem! Cheio de ideias, de uma alegria contagiante que não deixa ninguém perto triste. De um amor pela família que se coloca como seu guardião e ai de quem mexer com ela!
Edmilson - Homem forte! Forte na aparência, pois tem um coração mole, derretido e é um grande chorão. Pensa primeiro nos outros e nem sei se pensa nele. É honesto demais e já sofreu muito, por não ser compreendido, mas tá aí, firme e forte. É tão exemplo bom de pai de família que é o herói dos filhos e da esposa.
Adelson - Esse homem magrelo que mantém a barriguinha de tanquinho também é herdeiro de gente nobre! Trabalha com amor e é fiel, pois aprendeu a valorizá-lo como forma de manter e ensinar a família, a quem ama e protege como um leão. É também um companheirão dos amigos e adora quebrar ossos!
Bernadete - A mulherona da família. Grande só no tamanho? Não! Seu coração é tão grande ou maior do que se imagina. Nunca vi alguém enfrentar batalhas fortes como essa que não se esmorece na fé e carrega os seus, amando-os e respeitando-os. E faz o que pode e não pode para quem precisa dela.
Ana - Mulher meiga, parece ainda uma menina, mas sempre foi destemida, cheia de força e coragem. Correu atrás de seus sonhos, aventurou-se, formou uma família, em tamanho, bem diferente da sua mamãe:Três! E ela enfrenta o que vier com sorriso e seu jeitinho esperto e de quem não deixa a vida passar sem dela tirar o melhor.
Silvana - Mulher biônica! Tem mais metal no corpo que o homem de ferro! E tá aí! Mulher de uma fé incrível! Criou uma grande família, esteve a beira da morte, mas não se foi porque sabe que ainda Deus tem planos pra ela e para os seus. Deu exemplos de que confiar em Deus é tudo, o resto vem por acréscimo! E virá, irmã!
Rogéria - Mulherzinha de garra essa sua filha, mamãe! Nunca vi correr tanto pra cá e pra lá e dar conta de tudo e tudo muito bem feito. Tá aí, do lado da Senhora, de mãos dadas, cuidando e amparando por nós que já não estamos tão perto. Na sua frágil aparência, esconde uma mulher de fibra e de muito amor. Cuida dos sobrinhos como filhos!
Luciano - Homem de cabelos brancos ainda menino. Já te deu tanto susto, heim, mamãe! Mas tá aqui com toda esse espírito de fazer pros jovens o melhor que pode. Cuida de seus alunos como filhos e faz por eles como se fizesse por seus filhos. Um eterno atleta: atleta dos sonhos dele e dos outros e por isso corre atrás e faz!
E Eu - Giovani - Homem que também te deu tantas preocupações na juventude e continua dando todas as vezes que a senhora ouve falar que tá com cólica! Mas ele também é forte, corre muito, pois precisa trabalhar muito, mas filho de quem é, não se preocupe, mamãe, ele dá conta! Só não dá conta de te dar tudo o que merece!
Essa é a sua história, mamãe, que queríamos contar. É pelos frutos que se conhece a árvore. E esses são seus frutos! Frutos que a senhora conhece bem, pois há 85 anos vem regando, podando, adubando, deixando tomar sol na medida certa, para que continuem sendo frutos doces e agradáveis aos olhos de Deus.
E esses frutos se multiplicaram, vieram as noras, os genros, os netos, as netas, seus companheiros e companheiras, os bisnetos...todos com uma vontade: seguir seus passos e do papai. Todos, mamãe, dizem pra você, através de mim o seguinte:
Veia, você, com esses cabelos brancos é a mulher de nossas vidas! O nosso exemplo, a nossa fortaleza, a nossa alegria! A Senhora é o nosso maior bem e o nosso maior amor!
Te amamos muito e obrigado, de coração, por ter sido e continuar sendo tudo em nossa vida. Obrigado pelo amor que junto com nosso pai, distribuiu e continua a distribuir sem reservas. Obrigado por estar firme e forte junto de nós, presenteando-nos com seus 85 anos de vida e bem vividos!
Parabéns, mamãe!

E saiba, sem você, essa GRANDE FAMÍLIA não estaria aqui e essa história não teria sido contada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário