Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professor

Ser professor é acima de tudo ser um guerreiro na defesa do conhecimento e da construção de uma sociedade mais humana e democrática.
Não há como pensar a sociedade sem pensar no educador como aquele que é a sua base. Sem a figura desse guerreiro, o mundo estagnaria. Aprender sozinho leva ao egoísmo e ao isolamento.  Aprender com a ajuda do professor leva à partilha, à socialização, ao calor humano, à compreensão, à luz do bom senso e da consciência crítica.
Ser professor não é ser o monopolizador do saber, mas o intermediador entre a vontade de crescer e a vontade de ensinar. E essas vontade unidas produz uma interação riquíssima e dinâmica.
Sem o professor, talvez os limites deixassem de existir, os questionamentos também, e, principalmente, a oportunidade de trocas, concordâncias ou discordâncias.
Pena que num país como o nosso, o educador esteja perdendo aos poucos, como conta-gotas, o seu valor. Tentam até fazer alguma coisa, colocando na mídia, de vez em quando, mas muito de vez em quando, algumas palavras de incentivo e valorização. Mas  isso é muito pouco, não basta! Os mestres precisam de mais: precisam de amor, carinho, respeito, melhores condições de trabalho e de salário.
Salário!!! Palavra que tem sido há muito proibida na classe. Parece até que virou crime falar em dinheiro ao se falar em educação. Que bom se esse guerreiro vivesse apenas de seus sonhos! Ele precisa comer e alimentar sua família, vestir-se, morar, ir e vir e tudo o mais que grande parte daqueles que passam por suas mãos tem e em abundância. O professor não quer abundância, mas dignidade e não ter que ausentar-se por tanto tempo de sua casa e de sua família para poder sustentá-las.
Nenhum pais se desenvolve sem um povo educado. Quando mais saber, mais condições de luta pelos direitos e mais consciência de cumprimento dos deveres. Quanto mais saber, menos possibilidades de ser enganado, passado para trás, humilhado, discriminado e desprezado.
O saber abre portas e janelas. Que elas sejam abertas antes para aqueles que as ajudam a abrir e a clarear a noite escura; para aqueles que ajudam dia a dia a iluminar os caminhos difíceis, mas encantadores da vida!

Sou professora com orgulho e amor. Agradeço a Deus tudo que consegui com minha profissão e a oportunidade que me concedeu de a tantos ajudar com os talentos que dEle recebi. Só lamento não recebermos o devido reconhecimento por nosso trabalho e luta!
A todos os companheiros de profissão e vocação, o meu abraço e agradecimento pela parte da vida que entregam no ato de educar. Já que ainda não merecemos, de fato, o valor pelas nossas ações, só resta pedir a Deus a recompensa pela semente do saber que plantam a cada dia na vida de milhares e milhares de seres humanos!

Ser professor é ser guerreiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário