Powered By Blogger

Bem vindo(a)!

Sinta-se à vontade em passar pelos meus textos. Leia-os sabendo que, quem os escreveu não teve nenhuma pretensão, a não ser a de brincar com as palavras, uma de suas maiores paixões. Obrigada pela visita!

VISUALIZAÇÕES DE PÁGINA

quinta-feira, 14 de março de 2013

Francisco de Assis, o irmão de todos



Sempre fui devota de São Francisco de Assis.

O que mais me chamava a atenção na figura desse homem que se santificou ao longo de sua vida,  foi seu extremo desapego dos bens materiais, ele que era de família rica, belo e tinha tudo que quisesse aos seus pés. Mas nada do que tinha aquietava seu coração, que batia sempre à procura de algo mais profundo e que  desse novo sentido à sua vida. E nessa procura, conseguiu silenciar-se e dar espaço para Deus falar. Então aconteceu o que, na sua época, foi um verdadeiro absurdo: deixou tudo e foi servir a Cristo inteiramente, de corpo e alma e sem nada desse mundo para interferir na sua relação com Deus e com o irmão.

Ninguém entendia como um homem rico, bonito, desejado pelas mais belas donzelas da época pudesse querer outra coisa e viver na extrema pobreza. Causou escândalo aos olhos dos que não acreditavam poder haver vida além daquela que o mundo oferecia. Isso não o abalou, porque um bem e um amor muito maior encontrou em Cristo. NEle encontrou o tesouro de seu coração.

Sofreu no seguimento de seu novo caminho, mas isso só lhe dava mais forças para continuar. Amou todas as criaturas do Senhor: animais, natureza e aos mais pobres e sofridos, aos renegados pela sociedade, dedicando todo seu amor, toda sua caridade, todo seu olhar de compaixão.

Deixou lições do caminho da santidade para toda a humanidade. Foi o homem que se santificou pelo acolhimento, pelo desapego, pelo abraço forte e compassivo para com toda as criaturas do Senhor. Abraçava leprosos, acolhia doentes e sofridos, recebia os abandonados, os esquecidos e rejeitados pela sociedade ambiciosa e elitizada.

Amou a pobreza e viveu nela. Dormia numa caverna sobre rochas. Sofreu por ver que o espírito de pobreza e desapego pregado por Cristo e seguido à risca por ele, não era entendido pelos seus confrades. Morreu cedo, cego, mártir e santo!  

Ahhh Francisco, se soubesses que teus exemplos ecoariam pelo mundo e seriam vividos até hoje por tantos, sentiria-se um pouco mais aliviado!

Ahhh Francisco, se soubesses que muitos até hoje ainda não entenderam seus anseios e vivem do mundo, sentiria-se triste!

Ahhh Francisco, sei que, independente de qualquer atitude do outro, jamais abandonaria sua causa, porque  você, de fato, encontrou o maior de todos os tesouros e soube viver como Jesus quis. Seu coração, embora calejado, foi muito feliz, mais que todos aqueles que vivem no luxo, na riqueza e no egoísmo.

Hoje, Francisco, és o santo da devoção de milhares espalhados pelo mundo! 

Hoje, São Francisco recebe a homenagem de um papa, o Papa Francisco, porque é de pessoas com esse carisma de que o mundo está carente. E de atitudes como as desse santo de que o mundo precisa para voltar a ser mais humano!

São Francisco!
Intercedei pelo nosso novo Papa!

São Francisco!
Rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário